Simbora ocupar a política com amor e pé na porta nas eleições de 2020!

Hoje é aniversário de BH. E meu. Ela faz 122, eu 31.
 
Ela segue com suas 2.5 milhões de histórias que se entrelaçam, se completam, se materializam nestes territórios dos nossos belo-horizontes.
 
Eu continuo a minha. Hoje, não por acaso, vivencio um momento ímpar: compartilhar um desejo, uma disposição que vêm daqui de dentro.
 
Me dispus, com muita felicidade, tranquilidade e com todo meu corpo – e alma – a estar candidato a vereador de Belo Horizonte nas eleições de 2020 pelo #PSOL, partido o qual estou filiado desde 2016.
 
E eu estou feliz demais com essa decisão de ocupar a política com muito amor e pé na porta!
 
Ela que nasceu em mim e ganhou eco e escala quando compartilhei a ideia de candidatar com pessoas que, de alguma forma, fizeram parte dessa minha caminhada – e pedalada – até estes completos 31 anos.
 
Mas…Por quê?
 
Refletindo sozinho e em coletivo, em outubro deste ano, me pareceu ser importante me colocar à disposição de estruturar, potencializar e compartilhar as agendas e lutas urbanas as quais me envolvi desde 2006 agora também num processo de construção candidatura ao legislativo. E, por outro lado, fortalecer as lutas que têm seus e suas diversas protagonistas e as quais acredito ser fundamental somar esforços para avançarmos, em momentos mais áureos, e frearmos retrocessos de lutas históricas, para darmos mais corpo a uma cidade mais agradável, mais gostosa e mais convidativa a quem por aqui vive, trabalha, brinca, dança, caminha, pedala, sofre, chora, fica puto(a), perde, ganha, detesta. Ama.
 
Como?
 
A ideia é que a construção da candidatura e da futura campanha eleitoral seja um processo, um meio, e não uma chegada ou um fim em si mesmo. Quando temos a oportunidade de apreciar o trajeto, e não apenas o destino final, a viagem fica mais gostosa, mais suave, mais humana. Em caminhos assim, temos a oportunidade de contemplar o que está próximo e mirar o longínquo.
 
Neles, cruzamos e nos relacionamos com pessoas que jamais encontraríamos, se não estivéssemos dispostos(as) a irmos mais devagar, a escutar, a vivenciarmos intensamente o que está próximo, o outro, nós mesmos. O agora.
 
Do momento de um encontro sincero, afetuoso e aberto, olho no olho, mão na mão, vêm os aprendizados mútuos, as trocas, o compartilhamento de informações e conhecimentos, o desenvolvimento de novas habilidades, competências.
 
Vêm as ferramentas para a mudança real da nossa sociedade que passa, necessariamente, pelo desenvolvimento das nossas capacidades como sujeitos sociais e – por princípio – políticos. Vêm os aprendizados, as desconstruções dos preconceitos, das fobias, a construção e articulação de novos conceitos e formas de pensar e agir.
 
E os próximos passos?
 
De forma frequente e regular, ao longo dos próximos meses, com o amadurecimento de todo esse processo, compartilharei as agendas prioritárias da candidatura, a minha leitura de como o poder legislativo municipal pode contribuir com elas, as lutas que somarei forças, as potencialidades que enxergo, as (minhas) fraquezas, os limites e demais processos do caminho, de forma sempre transparente, didática e sincera, inclusive nas tretas e desvios de rota por conta de obstáculos ou por escolha própria.
 
Se por acaso esse meu desejo (de candidatar) lhe despertou alguma sensação, sentimento, pensamento, dúvida, sugestão, por favor, sinta-se à vontade para compartilhá-lo comigo aqui ou inbox. O post está aberto – como eu – justamente para ler/ouvir isso.
 
Ah…E se você quiser participar de qualquer forma desse rolé(zão!!!), também pode dizer por aqui ou inbox! Toda ajuda será, desde já, muito bem-vinda.
 
Em breve, faremos uma reunião ampliada com quem já topou contribuir com a construção da candidatura -> campanha.
 
Se você chegou até aqui, meu muito obrigado pelo carinho! <3
 
Se quiser compartilhar em suas redes, sinta-se à vontade. Será um prazer dialogar mais e com mais gente sobre essa caminhada que estamos começando. :)
 
Por fim, e mais importante, OBRIGADO às pessoas que dialogaram comigo no processo de construção do (meu) desejo e que me deram forças a tomar essa decisão!
 
Por ora, é isso.
 
Qualquer coisa, tamo aí!
Etiquetado ,

4 pensamentos sobre “Simbora ocupar a política com amor e pé na porta nas eleições de 2020!

  1. Rafael Faria disse:

    Boa tarde, Guilherme. Meu nome é Rafael Faria, sou eleitor em Belo Horizonte. Esta foi a única forma que eu encontrei de entrar em contato contigo, visto que eu não uso mais as mídias sociais de massa. Seria interessante você deixar uma informação de email aberta no seu linktree ou aqui. Gostaria de conhecer suas propostas como candidato. Existe algum documento ou página onde você colocou as suas propostas?

    Curtir

    • Olá, Rafael,
      Obrigado pela sua mensagem e pela sua insistência em achar um contato comigo! Estamos aprendendo a fazer uma pré-campanha, à medida que caminhamos/pedalamos.
      Seguirei sua dica, sim, de como entrar em contato comigo, caso a pessoa não tenha redes sociais. Obrigado!
      Sobre as propostas, elas serão construídas a muitas mãos num processo amplo e aberto. Em breve, a partir de quinta-feira, até meados de setembro, daremos início a um ciclo aberto, escancarado, eu diria, de construção do Programa Legislativo que entregaremos para Belo Horizonte, nos campos que estamos trabalhando na campanha – e que vêm da minha atuação na cidade nos últimos 14 anos. Quer sejam:
      – mobilidade urbana/acessibilidade;
      – água no meio urbano;
      – resíduos sólidos/lixo;
      – qualidade do ar (que não é competência do município, mas do estado, mas considero um assunto fundamental para discutirmos na metrópole de BH;
      – emergência climática/mudanças climáticas.

      A nossa ideia é lançar o programa Legislativo inicial (passível de sugestões) próximo ao lançamento oficial da campanha (27/9).

      Como eu disse, esses cinco eixos fazem parte da minha luta pelo direito à cidade, a uma cidade saudável, sustentável, justa e democrática.

      Deixo aqui o meu whatsapp, caso você queira trocar uma ideia comigo, inclusive por áudio ou ligação: +5531997647400 e meu email, se você preferir, guilhermetampieri@gmail.com. Vai ser um prazer.

      Por ora, não temos site (requer recursos para fazê-lo e ainda não iniciamos o financiamento coletivo).

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s